Atividades para 4º ano –Semana Farroupilha
1ª aula
NEGRINHO DO PASTOREIO
Negrinho do pastoreio é uma lenda do folclore popular brasileiro que conta a história de um garoto escravo que passa por maus tratos e morre em um formigueiro.
Segundo a lenda, há muito tempo, no Rio Grande do Sul, havia um fazendeiro muito rico, que tinha muita maldade no coração. O negrinho do pastoreio era escravo desse fazendeiro. O fazendeiro dava muito trabalho para o Negrinho que era mal alimentado. O garoto dizia que sua madrinha, Nossa Senhora, aparecia para ajudá-lo.
Um dia o patrão apostou uma corrida a cavalo com um vizinho que dizia possuir um cavalo mais rápido. Mandaram o negrinho treinar e montar o famoso baio.
Depois das apostas feitas, iniciou-se a corrida. Os cavalos permaneceram juntos em grande parte do percurso. Negrinho sabia o que seria surrado se não vencesse.
Aos poucos tomou a frente e quase não havia dúvida da vitória. Mas algo assustou o cavalo, que empinou e quase derrubou Negrinho. Foi o suficiente para que o adversário ultrapassasse e ganhasse a corrida. O fazendeiro, furioso, teve de cobrir as apostas.
Ao retornarem à fazenda, o Negrinho teve pressa para guardar o cavalo, mas o fazendeiro disse que teria um castigo: o negrinho ficaria trinta dias e trinta noites com o cavalo perdedor no pasto e cuidaria de outros 30 cavalos. Não bastando isso, o fazendeiro lhe deu trinta chibatadas.
Dias depois, Negrinho resolveu rezar para a Nossa Senhora e adormeceu.
Os cavalos soltaram-se. Negrinho acordou assustado, e quando percebeu a fuga dos cavalos, sentou-se e chorou.
O filho do fazendeiro estava perto, e vendo tudo, por maldade foi contar ao pai a respeito da fuga. O fazendeiro mandou outros escravos buscarem o garoto.
O menino até tentou explicar para o fazendeiro, mas de nada adiantou.
Ele foi amarrado no tronco e açoitado pelo patrão. Após a surra o fazendeiro mandou-o procurar os cavalos.
Negrinho achou os cavalos e amarrou-os, e deitou-se no chão para descansar. O filho do fazendeiro, vendo isso, fez uma nova maldade: soltou os cavalos e depois, correu novamente até o pai e contou que o Negrinho tinha achado os cavalos, mas deixou-os fugir.
O patrão o amarrou pelos pulsos e bateu nele mais que nunca. Negrinho rezou para Nossa Senhora e desmaiou de dor. Achando que o havia matado, o senhor não soube o que fazer com o corpo e avistando um enorme formigueiro, jogou-o lá.
No outro dia o fazendeiro, curioso para ver o corpo do menino, foi até o formigueiro. Viu-o em pé, sorrindo ao lado de Nossa Senhora. Em volta dele estavam os cavalos perdidos. O garoto montou um deles e partiu com trinta cavalos atrás.
Ate hoje em alguns lugares do país, quando as pessoas perdem algo acendem uma vela para o Negrinho do pastoreio, acreditando que o garoto vai ajudar a achar o objeto perdido.
1.)   Leia lenda e faça um resumo da história;
2.)   Com qual período da história do Brasil essa lenda pode ser comparada?
3.)   Retire da lenda palavras que sejam típicas do dialeto gaúcho e explique o que significam.
4.)   Faça a ilustração da lenda.
2ª aula:
1.)   Pesquise na internet os principais símbolos do RS e seus respectivos significados.
2.)   Encontre uma forma bem dinâmica e apresente sua pesquisa, podes fazer painéis com imagens ou slides.
3.)   Providencie um dos símbolos para demonstrar aos colegas;

3ª aula
1)    Pesquise na internet no site a seguir http://www.pampasonline.com.br/tradicao/tradicao_revolucaofarroupilha.htm as principais causas e consequências da Revolução Farroupilha e responda as questões que seguem:
2)    Quais foram os principais comandantes da Revolução Farroupilha?
3)    Quanto tempo durou a Guerra dos Farrapos? Cite datas.
4)    Quem foi Guiseppe Garibaldi?
5)    O que foi o Acordo de Ponche Verde?


1.)       Acesse o site acima no item menu  e em duplas pesquise os itens a seguir:
a)  Grupo 1 – churrasco e chimarrão
·         Churrasco: o que conta a lenda; temperos; dicas para servir.
·         Origens do chimarrão; lenda da erva-mate;
b.) Grupo 2 -  culinária salgada
* a base dos pratos; copie três receitas.
c) Grupo 3 – doces receitas
* copie três receitas;
c) Grupo 4 – indumentária gaúcha
* Pilcha masculina;
* Pilcha feminina;
d) Grupo 5 – símbolos estaduais
* principais e descrição de cada um;
e) Grupo 6 – cultura gaúcha
* festas; jogos; brinquedos, literatura, músicas, danças, lendas: copie um item de cada.
f) Grupo 7 – cultura gaúcha – conceitos:
* tradicionalismo, nativismo, regionalismo, folclore, gaúcho – copie um conceito de cada.
g) Grupo 8 – churrasco e chimarrão
* copie os 10 mandamentos do chimarrão.
5ª aula atividades recreativas referentes à cultura gaúcha envolvendo todas as turmas da escola (CAT):
1.       Apresentação do CTG;
2.       Festival de canções gaúchas;
3.       Futebol de bombacha.


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